quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Explosions in the Sky.



O Explosions in the Sky é uma banda de post-rock formada em 1999 na cidade americana de Austin, no Texas. Seus integrantes são Munaf Rayani (guitarra), Michael James (baixo), Mark Smith (guitarra) e Chris Hrasky (bateria). O som da banda é essencialmente instrumental, porém, é possível encontrar verdadeiras explosões de som em algumas músicas. Pode-se dizer que o Explosions in the Sky é uma banda com muitas progressões distintas em seu som. São, atualmente, um dos grandes expoentes do post-rock internacional, e contam com sete álbuns gravados, dos quais dois são trilhas sonoras: a primeira do filme Tudo pela Vitória (Friday Night Lights, 2004), e a segunda de Garota da Vitrine (Shopgirl, 2005).



O Explosions in the Sky lançou seus álbuns por uma gravadora independente, a Temporary Residence Limited. O seu primeiro álbum foi o How Strange, Innocence, gravado em 2000 num estúdio em Austin, no Texas. A banda tinha apenas sete meses desde seu início, e nenhum dos quatro integrantes havia entrado em estúdio para gravar. O cd foi gravado em dois dias e mixado em um, a banda fez 300 cópias originais e distribuiu. De acordo com a banda, é um cd sem truques, com muita clareza na mensagem que estava sendo passada, e por isso é um álbum simples. How Strange, Innocence representa a mistura de sentimentos e pensamentos em fazer um primeiro cd.



(How Strange, Innocence 2000)

Há um boato sobre o segundo álbum do Explosions in The Sky, o Those Who Tell the Truth Shall Die, Those who Tell the Truth Shall Live Forever. O álbum foi lançado em 27 de agosto de 2001, e trazia o desenho de um avião com uma legenda: This plane will crash tomorrow, que significa "esse avião cairá amanhã".Duas semanas depois, no dia 11 de setembro, aconteceu o atentado às torres gêmeas em Nova York. A banda negou qualquer tipo de relação e afirmou ser apenas uma coincidência. Sobre o álbum, foi gravado em Washington, e é uma das obras primas da banda, com um som muito bem trabalhado, seguindo a linha post-rock fielmente.



(Those Who Tell the Truth Shall Die, Those who Tell the Truth Shall Live Forever, 2001)


Após o segundo cd, a banda permaneceu por dois anos sem gravar, em férias por um período, e fazendo shows pelos EUA. O terceiro álbum, The Earth is Not a Cold Dead Place, surgiu após a banda se mudar para uma pequena cidade do Texas chamada Midland, onde não havia muito o que fazer, e os quatro se fecharam em um apartamento alugado para gravar algumas músicas sem serem distraídos. Após alguns dias sem conseguir produzir muitas coisas e sem se encontrar, a banda resolveu passar a noite nas Dunas Monahans, a alguns quilômetros de Midland, um deserto de dunas sob um céu totalmente estrelado. Ouvindo música e olhando as estrelas, a banda conseguiu reencaixar seu som e produzir esse ótimo cd. Há uma pequena parte da música onde há voz, em 'Have you passed throught this night?', mas a banda continua seguindo o instrumental.



(The Earth is Not a Cold Dead Place, 2003)

No site oficial da banda, o quarto álbum, The Rescue, é tido como uma experiência de aprendizado para a banda. O quarteto resolveu tentar fazer um cd em poucos dias, de forma seguida e explosiva, impulsionada apenas pelo sentimento atual na hora de tocar. O cd foi feito em oito dias, e tem uma impressionante qualidade nas músicas, as batidas entrando suavemente com os riffs, encaixando-se perfeitamente. É irônico que o som se encaixe tão bem num projeto feito sem músicas prontas, apenas na inspiração.



(The Rescue, 2005)


Por fim, All of a Sudden I Miss Everyone, é o último cd da banda, gravado em Cannon Falls, Minnesota. De acordo com a banda, esse foi o álbum mais difícil de escrever e gravar, e é o que eles tem mais orgulho em terem feito. Lançado em fevereiro de 2007, o álbum segue o som psicodélico e progressivo com uma bateria cada vez mais marcante, carregando o som para todo os lados.



(All of a Sudden I Miss Everyone, 2007)


O Explosions in the Sky, apesar de todas as críticas de que o seu som vai se tornar monótono e entediante com o tempo, continua produzindo muito, e impressionando. Seguem os downloads da discografia:

How Strange, Innocence(2000)

Those Who Tell the Truth Shall Die, Those Who Tell the Truth Shall Live Forever (2001)

The Earth Is Not a Cold Dead Place (2003)

The Rescue (2005)

All of a Sudden I Miss Everyone (2007)

links relacionados:

http://www.explosionsinthesky.com/albums.html
http://kidvinil.blogspot.com/2007/02/explosions-in-sky.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Explosions_in_the_Sky
http://www.lastfm.com.br/music/Explosions+in+the+Sky
http://oucomesmoedai.wordpress.com/2007/11/22/explosions-in-the-sky/
http://amplificasom.blogspot.com/2007/01/explosions-in-sky-all-of-sudden-i-miss.html

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Vanguart.



O Vanguart é uma banda formada em 2002 por Hélio Flanders na capital do Mato Grosso, Cuiabá. O grupo é composto por Hélio Flanders (vocal e violão), David Dafré (guitarra), Reginaldo Lincoln (baixo), Luiz Lazzaroto (teclado) e Douglas Godoy (bateria). O nome Vanguart faz referência a um vídeo sobre Andy Warhol. A banda tem grande predominância de folk em seu som, sendo rotulado muitas vezes como folk rock. Há uma grande influência de artistas como Neil Young, Bob Dylan, The Velvet Underground e Johnny Cash. A banda tem letras em três idiomas: português, inglês e espanhol.

O projeto iniciou-se após a saída de Hélio de uma banda de glam rock. O Vanguart iniciou sua trajetória com Hélio Flanders sozinho, em casa, tocando algumas músicas no violão e no teclado, gravando tudo pelo computador. Nessa época, dois EPs foram gravados: "Ready to..." e "The Noon Moon".

No ano de 2003, Hélio viajou para a Bolívia, por isso apenas em 2005 a banda se concretizou com a formação original. O EP "Before Vallegrand" foi gravado nesse ano.



(Before Vallegrand, 2005)

Em 2006, o Vanguart lançou o EP Semáforo, que despertou a atenção do público para a banda, e ficou bastante conhecido no cenário independente do Brasil.



(Semáforo, 2006)

No final do ano de 2006, o Vanguart já se preparava para produzir seu primeiro álbum de estúdio. Iniciado em Dezembro de 2006, o álbum Vanguart foi lançado em Julho de 2007 pelo selo Outracoisa, da revista lançada pelo músico Lobão, e foi também bem recebido pelo público. O Vanguart mostrou a qualidade do seu som, e após o lançamento do álbum, fizeram diversas apresentações pelo Brasil. A banda se aprentou na Rede Globo pelo programa Som Brasil, numa homenagem ao músico baiano Raul Seixas, em 31 de agosto de 2007. Outro evento onde o Vanguart estava envolvido foi o projeto Virada Cultural realizado em São Paulo todo ano, onde a banda se apresentou com diversos outros artistas e foi considerada um dos melhores shows da noite, comentada pelo jornal Estado de São Paulo.



(Vanguart, 2007)


O Vanguart começou com apenas dois EPs e já se espalhou pela cena independente do Brasil. A banda tem boas letras, bons riffs e poliglotismo digno, sem erros e sem sotaque carregado. Prometem bastante para a nova música independente brasileira. Seguem os links para download:

Vanguart
The Noon Moon
Todos os EPs juntos: Ready To..., Before Vallegrand, Semáforo e Hey Yo Silver

links relacionados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vanguart
http://www.overmundo.com.br/overblog/vanguart-no-coracao-do-brasil-indie
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=85405
http://www.lastfm.com.br/music/vanguart
http://www.sonicbids.com/vanguart

terça-feira, 14 de outubro de 2008

The Mars Volta.



O The Mars Volta é uma banda formada em 2001 nos EUA por Omar Rodriguez-Lopez e Cedric Bixler-Zavala. O seu som tem influências do rock progressivo, jazz, punk rock, música eletrônica, com toques de salsa e música latina em geral. O TMV utiliza-se também de sons psicodélicos, sempre com batidas fortes e boas letras, cantadas em inglês ou castelhano. Omar e Cedric tocavam anteriormente na banda At The Drive-In e também na DeFacto. O The Mars Volta tem como característica primordial shows com muita energia, um som poderoso e com muita improvisação e álbuns conceituais.



(Cedric Bixler e Omar Rodriguez)

O Início:



Tremulant (2002)

O primeiro projeto do TMV foi o EP Tremulant, uma mistura de sons experimentais, rock progressivo e salsa. A faixa Concertina, cantada em inglês e espanhol, é muito característica dessa influência latina no som da banda.



De-Loused in Comatorium (2003)

O primeiro álbum foi o De-Loused in Comatorium, que utiliza muito do rock setentista, jazz, fusion e dub, fruto da influência da DeFacto. Têm influências do surrealismo, como no single Intertiac ESP, onde há uma figura de um olho fechado com formigas, alusão ao clássico surrealista de Luis Buñuel e Salvador Dalí, "Un Chien Andaluz(Um Cão Andaluz)" e tem também um conceito específico, uma linearidade que segue o álbum. Conta a história de um viciado em drogas em coma, e é baseado na história real de Julio Venegas, um amigo dos componentes da banda que ficou em coma durante anos. Venegas morreu mais tarde após pular de um viaduto em El Paso num pico de trânsito, em horário de almoço. O De-Loused contou com a participação do baixista do Red Hot Chilli Peppers Michael Balzary, mais conhecido como Flea.



Frances The Mute (2005)

Após o De-Loused, o TMV fez um álbum muito mais elaborado, mantendo-se no rock progressivo com mais influências de jazz, funk e mais salsa. Frances The Mute também é um álbum extremamente conceitual e difícil de ser digerido. É dividido em apenas 5 faixas, que são entre si divididas em subtemas. No fim das contas, há 12 movimentos em 77 minutos de música, totalmente explosivo e histérico. O Frances The Mute impulsionou ainda mais o TMV, pois as duas faixas "The Widow" e "L'via L'vasquez", as únicas no álbum com possibilidade de reprodução nas rádios, tornaram-se os dois hits da banda. O guitarrista Omar Rodriguez-Lopez fez todos os arranjos instrumentais e letras do álbum, e utilizou-se de uma técnica muito utilizada por Woody Allen em seus filmes: não deixar os componentes da banda terem acesso a todo o projeto, apenas dando-lhes a sua parte para ser feita.



Amputechture (2006)

Em Setembro de 2006, o TMV lançou seu terceiro cd, Amputechture. Amputechture segue a linha dos dois primeiros cds, mas dessa vez inserem cada vez mais novas texturas, conceitos e sons psicodélicos dentro de suas músicas: piadas, mensagens subliminares e poesia surrealista cantadas em timbres agudos de Cedric Bixler são a substância de Amputechture.



Bedlam in Goliath (2008)

Em Janeiro de 2008, é lançado "Bedlam in Goliath", o quarto álbum. Inserindo cada vez mais nomes esdrúxulos e letras psicodélicas às suas músicas, o TMV lança um cd com 12 músicas, quebrando a sua linearidade de poucas músicas com muita experimentação. No entanto, continuam misturando tudo que se torne possível encaixar no som: jazz, garage punk, música latina e o sempre presente rock progressivo. Destaque para a faixa "Aberinkula", primeira do cd e poderosa, para introduzir o ouvinte na atmosfera do som.

Em 2004, no TIM Festival de Música, o TMV fez uma apresentação única no Brasil, junto a bandas como Granade e The Libertines.

O TMV vem impressionando críticos e trazendo uma mistura musical muito diferente e promissora desde o seu primeiro cd. A música é intensa, psicodélica e estimulante, ao mesmo tempo em que é de extrema qualidade, feita por ótimos músicos. Seguem os links para download, como sempre.

Tremulant (2002)

De-Loused in Comatorium (2003)

Frances The Mute (2005)

Amputechture (2006)

Bedlam In Goliath (2008)

links relacionados:
http://coffeebreakz.blogspot.com/2008/08/mars-volta-bedlam-in-goliath.html
http://whiplash.net/materias/cds_users/048717.html
http://themarsvoltaportugal.blogspot.com/2008/09/datas-na-amrica-do-sul.html
http://templodosom.wordpress.com/2006/08/06/the-mars-volta-de-loused-in-the-comatorium-2003/
http://coffeebreakz.blogspot.com/2008/08/mars-volta-bedlam-in-goliath.html
http://hiddentracknet.wordpress.com/2005/05/11/the-mars-volta-frances-the-mute/
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Mars_Volta
http://www.lastfm.com.br/music/The+Mars+Volta

link para vídeos do TMV:
http://pt.weshow.com/music/artist/the-mars-volta