domingo, 30 de novembro de 2008

Easy All-Stars.



O Easy All-Stars é um grupo nova-iorquino de reggae e dub, que ficou conhecido por fazer novas versões em dub de álbuns famosos. O seu primeiro projeto, "The Dub Side of the Moon", lançado em 2003, é uma versão do muito conhecido álbum da banda inglesa Pink Floyd, "The Dark Side of The Moon". Seria complicado para ambos os lados (os apaixonados por Pink Floyd, e os apaixonados por reggae) aceitar essa mistura sem torcer o nariz, e é bem verdade que alguns de fato o fazem. No entanto, a banda mostrou ter uma grande qualidade no seu som, e provou estar fazendo um trabalho musical muito sério, respeitando e homenageando aquele que é considerado um dos melhores álbuns de rock do mundo. Vale ressaltar que o próprio guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, fez boas referências ao álbum.



(Dub Side of the Moon, 2003)

O segundo projeto lançado pelo Easy All-Stars, seguindo a mesma linha do "Dub Side", é a gravação em Dub do álbum "Ok Computer", da banda inglesa Radiohead. O nome do álbum é "Radiodread" , e foi gravado em 2006. Dessa vez, o Easy All-Stars contou com o apoio total do Radiohead pra realizar o cd, que declarou ter gostado do primeiro projeto, e autorizou a mudança de músicas como Paranoid Android.



(Radiodread, 2006)

Seguem os links para download:

Dub Side of the Moon, 2003
Radiodread, 2006

Links relacionados:

http://bitaites.org/musica/radiodread
http://mumuboemio.wordpress.com/2008/06/30/easy-star-all-stars/
http://www.lastfm.pt/music/Easy+Star+All-Stars

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

One Day as a Lion.



O One Day as a Lion é mais do que só uma banda nova, é a união de dois músicos num projeto interessante. Zack de La Rocha, ex-vocalista da banda Rage Against The Machine e Jon Theodore, atual baterista do The Mars Volta, banda já citada aqui no blog, começaram esse projeto com seu primeiro EP auto-intitulado em Junho de 2008. Zack toca teclados e canta na banda, enquanto Theodore destrói numa bateria agressiva e impactante. O som é alto, furioso e político. Tem boas pretensões de se tornar uma ótima banda, porém, de acordo com a crítica, deve ser melhor pensado. Zack, em entrevista, colocou que a banda está ainda em formação, é apenas um projeto em andamento, e que é necessário um bom tecladista, pois ele não iria fazer tudo sozinho.



O nome do álbum se deve à uma foto em preto-e-branco tirada pelo fotógrafo George Rodriguez de um muro em Boyle Heights, LA onde lia-se: "It's better to live one day as a lion, than a thousand years as a lamb.", que significa "é melhor viver um dia como um leão do que 100 anos como um cordeiro."

Download do EP:

One Day as a Lion, 2008

links relacionados:

http://www.vertente.blog.br/2008/08/24/one-day-as-a-lion-outro-projeto-solo-frustrante/
http://www.lastfm.com.br/music/One+Day+as+a+Lion
http://ultimo.ato.br/index.php/2008/08/one-day-as-a-lion/

domingo, 23 de novembro de 2008

Sigur Rós.



O Sigur Rós é uma banda formada em 1994 pelos três amigos Jón Þór (Jónsi) Birgisson, Georg Hólm e Ágúst Ævar Gunnarsson, na cidade de Reykjavík, na Islândia. Sigur rós quer dizer "rosa da vitória", e foi dada em homenagem à irmã do vocalista, Sigurrós, que nasceu no mesmo dia em que a banda foi fundada. A banda segue a mesmo linha do Múm, já citado anteriormente aqui no blog. Seu som é post-rock, com elementos minimalistas e clássicos, som etéreo e falsetes do vocalista Jónsi Birgisson. Para se ter uma idéia, o guitarrista e vocalista Birgisson toca sua guitarra com um arco de violoncelo, para dar um som etéreo e reverberante.

O Sigur Rós tem na sua discografia 5 cds e uma remixagem de um cd. O primeiro álbum chama-se "Von", que quer dizer "esperança". Foi a primeira demo gravada pelos três amigos em 1997, e o que garantiu a sua ascensão. O Sigur Rós lançou em 1998 uma remixagem do Von, chamada "Von Brigði", que representa um jogo de palavras: em islandês, "Vonbrigði" significa "decepção", mas "Von Brigði" significa "Alteração da Esperança". O álbum é também conhecido pelo nome de "Recycle Byn".



(Von, 1997)

O álbum que deu reconhecimento internacional ao Sigur Rós foi o "Ágætis byrjun", que significa "Um bom começo". Gravado em 1999, marca a entrada de Kjartan Sveinsson na banda. O álbum foi aclamado pela crítica como um dos melhores álbuns de todos os tempos, e fez parte da trilha sonora de Vanilla Sky, longa-metragem de Cameron Crowe, esteve também no seriado 24 Horas, e nos filmes The Life Aquatic with Steve Zissou, e The Girl in the Café.



(Ágætis byrjun, 1999)

Em 2002, o Sigur Rós lançou um álbum muito fora do comum. Primeiramente, o álbum não tem um nome. O nome do álbum são apenas dois parênteses. Nenhuma das músicas foi lançada com nome, são simplesmente denominadas "Untitled #1, Untitled #2...". As letras das músicas são cantadas em uma língua chamada "Vonlenska", inventada pelo vocalista. O intuito é que o ouvinte escreva na parte de dentro da capa do cd (uma folha em branco) o que compreendeu das letras e o que acha que significam. Foi extremamente bem recebido pela crítica, e o vídeo de Untitled #1 ganhou um EMA de melhor vídeo.



( (), 2002)

Nos anos seguintes, o Sigur Rós gravou ainda o seu quarto álbum "Takk...", que significa "Obrigado...", alguns singles e por fim o último cd "Með suð í eyrum við spilum endalaust", que significa "Tocaremos para sempre com um zumbido em nossos ouvidos." A banda vem sendo bem recebida pela crítica mundial, e é mais uma das ramificações do som psicodélico, vibrante e frio da Islândia.



(Takk..., 2005)



(Með Suð í Eyrum Við Spilum Endalaust, 2008)

álbuns para download:

Von
Recycle Bin
Ágætis byrjun
()
Takk..
Með Suð í Eyrum Við Spilum Endalaust

(a senha é: "seu madruga")

links relacionados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigur_R%C3%B3s
www.lastfm.com.br/music/Sigur+Rós
pt-br.wordpress.com/tag/sigur-ros/
jq.weblog.com.pt/arquivo/2008/11/sigur_ros
http://ogenioeadeusa.wordpress.com/2008/10/04/sigur-ros/

Múm.



O Múm é uma banda islandesa, e de acordo com os integrantes da banda, o nome não quer dizer nada. Alguns dizem que são dois elefantes tocando as trombas. O Múm foi formado em 1997 por Gunnar Örn Tynes e Örvar Þóreyjarson Smárason. No ano seguinte, as gêmeas Gyða e Kristín Anna Valtýsdóttir entraram na banda. Quatro anos depois, na primeira turnê internacional da banda, Gyða saiu da banda para retomar seus estudos. Após a saída de Gyða, Ásthildur Valtýsdóttir se juntou à banda como cantor e Serena Tideman ocupou o lugar de Gyða ao violoncelo. Por fim, juntaram-se ao conjunto Ólöf Arnalds e Hildur Guðnadóttir.

O som do Múm é melancólico, e nos seus primeiros cds, um tanto minimalista. É uma banda difícil de rotular, devido à grande quantidade de experimentalismos presentes nas músicas. Apesar de coloocado como post-rock, não há como definir o vocal infantil de Kristín e os efeitos eletrônicos, junto com sons de diversos instrumentos, desde os mais tradicionais até os menos convencionais. Os primeiros cds do Múm apresentam mais fortemente a sua veia eletrônica, com muitos efeitos e remixes de músicas. O seu primeiro cd, "Yesterday was dramatic, today is OK" e o segundo, "Finally we are no one" são exemplos da suavidade do som e das boas letras.



(Yesterday was dramatic, today is OK, 2000)



(Finally we are no one, 2002)

O álbum "Summer make good" é o mais famoso da banda. O Múm aumentou sua influência do post-rock no álbum, utilizando-se de mais sopros e ecos, ruídos e distorções. A voz, antes sutil, agora toma conta da música, o que eleva ainda mais o valor das letras e as mensagens inseridas. "Summer make good" representa a espera pelo sol no frio da Islândia. É um ótimo cd.



(Summer make good, 2004)

O último cd do Múm é o "Go Go Smear the poison Ivy". Foi gravado em 2007, e é um experimentalismo da infantilidade. Foi lançado logo após o EP "They made frogs smoke 'til they explode.", que significa a maldade que fazemos com os bichinhos quando somos crianças. As músicas trazem sons de canções infantis, e se assemelham em alguns momentos a Lewis Carrol e as loucuras criadas pelos escritos no país das maravilhas.



(Go Go Smear the Poison Ivy, 2007)

Seguem os links para download:
(desculpem, mas só consegui achar esses dois. caso eu ache os outros, colocarei aqui!)

Summer Make Good, 2004
Finally we are no One, 2002

links relacionados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAm
http://www.lastfm.pt/music/M%C3%BAm
http://oucomesmoedai.wordpress.com/2007/04/14/mum/#more-37
http://hiddentracknet.wordpress.com/2007/09/23/mum-go-go-smear-the-poison-ivy/
http://www.mum.is

domingo, 16 de novembro de 2008

Vanguart e Mallu Magalhães fazem show em Salvador



A banda Vanguart, já apresentada aqui no blog, se apresentará em Salvador no dia 22 de novembro. O show é uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia em parceria com o Pelourinho Cultural. O Vanguart já esteve em Salvador antes, no dia 4 de Março de 2007, tocando na boomerangue com Ronei Jorge e os Ladrões de bicicleta e Starla. Dessa vez tocará acompanhado da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju e a banda baiana Cascadura. A entrada é gratuita, e o show acontece no Pelourinho, praça Pedro Archanjo, às 20h. O Vanguart toca pelo projeto Novembro - Música em todos os ouvidos.



Quem também se apresenta no mesmo projeto é a cantora paulista Mallu Magalhães, no dia 29. Diferentemente do Vanguart, essa é a sua primeira vez em Salvador, e tocará junto com a banda baiana Matiz e com a cantora carioca Silvia Machete.

links relacionados:
http://correio24horas.globo.com/blogs/pophead/default.asp?codigo=7640
http://rockloco.blogspot.com/2007/03/sinal-verde-para-o-vanguart.html