terça-feira, 14 de outubro de 2008

The Mars Volta.



O The Mars Volta é uma banda formada em 2001 nos EUA por Omar Rodriguez-Lopez e Cedric Bixler-Zavala. O seu som tem influências do rock progressivo, jazz, punk rock, música eletrônica, com toques de salsa e música latina em geral. O TMV utiliza-se também de sons psicodélicos, sempre com batidas fortes e boas letras, cantadas em inglês ou castelhano. Omar e Cedric tocavam anteriormente na banda At The Drive-In e também na DeFacto. O The Mars Volta tem como característica primordial shows com muita energia, um som poderoso e com muita improvisação e álbuns conceituais.



(Cedric Bixler e Omar Rodriguez)

O Início:



Tremulant (2002)

O primeiro projeto do TMV foi o EP Tremulant, uma mistura de sons experimentais, rock progressivo e salsa. A faixa Concertina, cantada em inglês e espanhol, é muito característica dessa influência latina no som da banda.



De-Loused in Comatorium (2003)

O primeiro álbum foi o De-Loused in Comatorium, que utiliza muito do rock setentista, jazz, fusion e dub, fruto da influência da DeFacto. Têm influências do surrealismo, como no single Intertiac ESP, onde há uma figura de um olho fechado com formigas, alusão ao clássico surrealista de Luis Buñuel e Salvador Dalí, "Un Chien Andaluz(Um Cão Andaluz)" e tem também um conceito específico, uma linearidade que segue o álbum. Conta a história de um viciado em drogas em coma, e é baseado na história real de Julio Venegas, um amigo dos componentes da banda que ficou em coma durante anos. Venegas morreu mais tarde após pular de um viaduto em El Paso num pico de trânsito, em horário de almoço. O De-Loused contou com a participação do baixista do Red Hot Chilli Peppers Michael Balzary, mais conhecido como Flea.



Frances The Mute (2005)

Após o De-Loused, o TMV fez um álbum muito mais elaborado, mantendo-se no rock progressivo com mais influências de jazz, funk e mais salsa. Frances The Mute também é um álbum extremamente conceitual e difícil de ser digerido. É dividido em apenas 5 faixas, que são entre si divididas em subtemas. No fim das contas, há 12 movimentos em 77 minutos de música, totalmente explosivo e histérico. O Frances The Mute impulsionou ainda mais o TMV, pois as duas faixas "The Widow" e "L'via L'vasquez", as únicas no álbum com possibilidade de reprodução nas rádios, tornaram-se os dois hits da banda. O guitarrista Omar Rodriguez-Lopez fez todos os arranjos instrumentais e letras do álbum, e utilizou-se de uma técnica muito utilizada por Woody Allen em seus filmes: não deixar os componentes da banda terem acesso a todo o projeto, apenas dando-lhes a sua parte para ser feita.



Amputechture (2006)

Em Setembro de 2006, o TMV lançou seu terceiro cd, Amputechture. Amputechture segue a linha dos dois primeiros cds, mas dessa vez inserem cada vez mais novas texturas, conceitos e sons psicodélicos dentro de suas músicas: piadas, mensagens subliminares e poesia surrealista cantadas em timbres agudos de Cedric Bixler são a substância de Amputechture.



Bedlam in Goliath (2008)

Em Janeiro de 2008, é lançado "Bedlam in Goliath", o quarto álbum. Inserindo cada vez mais nomes esdrúxulos e letras psicodélicas às suas músicas, o TMV lança um cd com 12 músicas, quebrando a sua linearidade de poucas músicas com muita experimentação. No entanto, continuam misturando tudo que se torne possível encaixar no som: jazz, garage punk, música latina e o sempre presente rock progressivo. Destaque para a faixa "Aberinkula", primeira do cd e poderosa, para introduzir o ouvinte na atmosfera do som.

Em 2004, no TIM Festival de Música, o TMV fez uma apresentação única no Brasil, junto a bandas como Granade e The Libertines.

O TMV vem impressionando críticos e trazendo uma mistura musical muito diferente e promissora desde o seu primeiro cd. A música é intensa, psicodélica e estimulante, ao mesmo tempo em que é de extrema qualidade, feita por ótimos músicos. Seguem os links para download, como sempre.

Tremulant (2002)

De-Loused in Comatorium (2003)

Frances The Mute (2005)

Amputechture (2006)

Bedlam In Goliath (2008)

links relacionados:
http://coffeebreakz.blogspot.com/2008/08/mars-volta-bedlam-in-goliath.html
http://whiplash.net/materias/cds_users/048717.html
http://themarsvoltaportugal.blogspot.com/2008/09/datas-na-amrica-do-sul.html
http://templodosom.wordpress.com/2006/08/06/the-mars-volta-de-loused-in-the-comatorium-2003/
http://coffeebreakz.blogspot.com/2008/08/mars-volta-bedlam-in-goliath.html
http://hiddentracknet.wordpress.com/2005/05/11/the-mars-volta-frances-the-mute/
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Mars_Volta
http://www.lastfm.com.br/music/The+Mars+Volta

link para vídeos do TMV:
http://pt.weshow.com/music/artist/the-mars-volta

Nenhum comentário: