domingo, 23 de novembro de 2008

Múm.



O Múm é uma banda islandesa, e de acordo com os integrantes da banda, o nome não quer dizer nada. Alguns dizem que são dois elefantes tocando as trombas. O Múm foi formado em 1997 por Gunnar Örn Tynes e Örvar Þóreyjarson Smárason. No ano seguinte, as gêmeas Gyða e Kristín Anna Valtýsdóttir entraram na banda. Quatro anos depois, na primeira turnê internacional da banda, Gyða saiu da banda para retomar seus estudos. Após a saída de Gyða, Ásthildur Valtýsdóttir se juntou à banda como cantor e Serena Tideman ocupou o lugar de Gyða ao violoncelo. Por fim, juntaram-se ao conjunto Ólöf Arnalds e Hildur Guðnadóttir.

O som do Múm é melancólico, e nos seus primeiros cds, um tanto minimalista. É uma banda difícil de rotular, devido à grande quantidade de experimentalismos presentes nas músicas. Apesar de coloocado como post-rock, não há como definir o vocal infantil de Kristín e os efeitos eletrônicos, junto com sons de diversos instrumentos, desde os mais tradicionais até os menos convencionais. Os primeiros cds do Múm apresentam mais fortemente a sua veia eletrônica, com muitos efeitos e remixes de músicas. O seu primeiro cd, "Yesterday was dramatic, today is OK" e o segundo, "Finally we are no one" são exemplos da suavidade do som e das boas letras.



(Yesterday was dramatic, today is OK, 2000)



(Finally we are no one, 2002)

O álbum "Summer make good" é o mais famoso da banda. O Múm aumentou sua influência do post-rock no álbum, utilizando-se de mais sopros e ecos, ruídos e distorções. A voz, antes sutil, agora toma conta da música, o que eleva ainda mais o valor das letras e as mensagens inseridas. "Summer make good" representa a espera pelo sol no frio da Islândia. É um ótimo cd.



(Summer make good, 2004)

O último cd do Múm é o "Go Go Smear the poison Ivy". Foi gravado em 2007, e é um experimentalismo da infantilidade. Foi lançado logo após o EP "They made frogs smoke 'til they explode.", que significa a maldade que fazemos com os bichinhos quando somos crianças. As músicas trazem sons de canções infantis, e se assemelham em alguns momentos a Lewis Carrol e as loucuras criadas pelos escritos no país das maravilhas.



(Go Go Smear the Poison Ivy, 2007)

Seguem os links para download:
(desculpem, mas só consegui achar esses dois. caso eu ache os outros, colocarei aqui!)

Summer Make Good, 2004
Finally we are no One, 2002

links relacionados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAm
http://www.lastfm.pt/music/M%C3%BAm
http://oucomesmoedai.wordpress.com/2007/04/14/mum/#more-37
http://hiddentracknet.wordpress.com/2007/09/23/mum-go-go-smear-the-poison-ivy/
http://www.mum.is

Nenhum comentário: